Implantes dentários: Restaurando seu sorriso

Os implantes dentais são um dos muitos tratamentos disponíveis para quem perdeu um ou mais dentes e busca restaurar o sorriso e a mastigação. Feitos de titânio, eles são fixado no osso, com a função de sustentar a coroa dental.

Muitas podem ser as causas que levam a perda do dente, como, a cárie que danifica e corrói os dentes, a periodontite que acomete os tecidos de suporte, traumatismo dental… entre outras.

Benefícios

Os implantes trazem uma série de benefícios não apenas para sua saúde bucal, mas todo o seu modo de vida. Entre eles:

Digestão: A perda do dente ocasiona uma mastigação ineficiente. Este fator leva a uma digestão problemática, causando uma capacidade de absorção reduzida de nutrientes e vitaminas. Com os implantes este problema está resolvido.

Autoestima: É extremamente comum a atitude de tapar a boca para não mostrar o sorriso. Entretanto, este hábito pode contribuir para muitos problemas psicológicos, como a depressão.

Comunicação: Além da mastigação prejudicada, a falta do dente também interfere diretamente na fonética.

Saúde bucal: Em comparação aos demais tratamentos, o implante dentário facilita muito a higienização bucal. Dessa forma, escovar, passar o fio dental e utilizar o enxaguante bucal são feitas de maneira completa.

Indolor

A cirurgia de instalação dos implantes é indolor por um simples fato: a utilização de anestesia local para realização dos procedimentos.

Entretanto, alguns desconfortos após o procedimento podem surgir. Por este motivo, analgésico, antibiótico e anti-inflamatório podem ser receitados e a recomendação de repouso. Além de cuidados na dieta alimentar.

Neste momento, é também uma boa pedida a preferência por alimentos frios, pois eles auxiliam na redução dos possíveis desconfortos.

Instalação dos implantes

Antes mesmo da cirurgia, um planejamento detalhado é realizado, conforme a condição bucal do paciente.

Após a extração, o cirurgião-dentista realiza a fixação do implante no osso. Então inicia-se o período de osseointegração do implante, que pode durar até 3 meses.

Somente após esse período que as próteses serão instaladas sobre os implantes.

Protocolo de carga imediata

A carga imediata é uma técnica que permite realizar o procedimento cirúrgico e protético em um único dia.

No entanto, existem algumas das restrições a essa técnica que incluem a localização do implante, condição de saúde do paciente, e o estado do osso mandibular/maxilar que receberá o implante.

Contraindicações

As contraindicações aos implantes dentários são, principalmente, para pessoas que possuem doenças crônicas como problemas cardíacos severos, diabéticos não tratados, pacientes em tratamento de quimioterapia e casos de osteoporose.

Nestes casos, o melhor tratamento são as próteses dentárias.