top of page
Buscar

Ortodontia: sorriso alinhado, saúde em equilíbrio

Ortodontia: sorriso alinhado, saúde em equilíbrio

A ortopedia funcional dos maxilares é a especialidade que realiza o diagnóstico, previne e trata os problemas de desenvolvimento que afetam os arcos  dentais e suas bases ósseas. Já a ortodontia busca a correção do posicionamento dos dentes e, para isso,  usa aparelhos fixos, que visa o alinhamento,  melhorando a oclusão.

A integração entre as duas especialidades amplia as  possibilidades de bons resultados.

Para quem deseja naturalidade durante o tratamento ortodôntico, a melhor opção é o Esthetic Aligner®, que corrige o posicionamento dos dentes com alinhadores transparentes, sem o desconforto dos aparelhos fixos.

As causas dos problemas de má-oclusão podem ser:

Hereditárias

Dentes apinhados, separados, falta ou excesso de dentes.

Adquiridas

Hábitos bucais, como chupar dedo, posicionamento incorreto da língua, respiração deficiente, perda precoce dos dentes, movimentação dental causada por doenças gengivais.

Os benefícios da ortodontia:

Estética

Corrige o alinhamento dos dentes, trazendo harmonia e beleza ao sorriso. Proporciona um equilíbio facial, melhorando a aparência. Influencia de forma positiva o convívio social das pessoas.

Mastigação

O encaixe adequado dos dentes favorece a função mastigatória, permitindo triturar os alimentos de forma adequada e eficiente. Uma mastigação eficiente auxilia o processo de digestão. O correto encaixe dos dentes durante a função mastigatória proporciona um bom funcionamento de músculos e da articulação mandibular.

Prevenção

Além de proporcionar um sorriso bonito, dentes bem alinhados facilitam a higienização e dificultam o acúmulo de resíduos.

Fala

A cavidade bucal funciona como uma caixa acústica. Sendo assim, dentes bem posicionados auxiliam na fonética eliminando a dificuldade de pronunciar determinadas palavras.

Reabilitação oral

As extrações levam à movimentação dos dentes criando uma desarmonia entre as arcadas. A ortodontia auxilia nas reabilitações orais, corrige o posicionamento dos dentes e permite a instalação de implantes e próteses nas posições esteticamente adequadas.

Qual o melhor momento para realização do tratamento?

É sempre importante detectar os problemas de forma precoce para obtenção de melhores resultados. Para as crianças, o momento correto de passar por uma consulta com o especialista em ortodontia é quando se inicia a troca de dentes de leite por dentes permanentes, isso ocorre por volta dos 6 anos. A partir dessa consulta, o especialista irá determinar o momento correto para solicitar uma documentação ortodôntica para realizar os estudos e planejamentos que levarão o profissional a definir o momento correto para iniciar o tratamento.


bottom of page